PROJETO EDUCACIONAL VINÍCIUS DE MORAES: LEITURA E ESCRITA
1-TEMA: LER E CRIAR É SÓ
COMEÇAR
2-AUTOR: VINICIUS DE MORAES
3- OBJETIVOS:
Investigar a biografia de
Vinicius de Moraes;
Discutir a importância de suas
obras para a formação do aluno escritor/leitor.
Trabalhar os textos de
Vinicius de Moraes como instrumentos a serem utilizados para desenvolver a
formação do leitor/escritor de poesias.
4-DESENVOLVIMENTO:
4.1-Biografia do autor
Marcus Vinicius da Cruz Mello
de Moraes, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913, em uma família
amante das letras e da música talvez por isso tenha seguido as duas vocações. Nos anos 30 formou-se em
direito e fez várias músicas em parceria com os irmãos Tapajós. Seu primeiro livro foi lançado
em 1933 “O caminho para a distância”. Amigo de vários escritores como Manuel
Bandeira, Mário de Andrade e outros, Vinicius publicou vários livros de poemas
na década de 30. Em 1943 foi para o exterior
seguindo a carreira de Diplomata, depois de alguns anos percebeu que sua
verdadeira identificação não era com o terno e gravata, mas, com poemas,
sonetos e músicas, trocando assim o mundo erudito pelo popular. Em 1954 inicia-se como
teatrólogo escrevendo a peça “Orfeu da Conceição”, que mais tarde virou filme
“Orfeu do Carnaval”. Sua carreira como músico teve
início a partir da década de 50 conhecendo alguns dos seus parceiros como Tom
Jobim e Edu Lobo. Vinicius ajudou a fundar o
movimento que deu origem à bossa nova e passou a fazer samba com a mesma
perfeição que escrevia sonetos. Fez letras para algumas das
músicas mais importantes do movimento como “Garota de Ipanema”, “Chega de
Saudade” e “Eu sei que vou te mar”, todas em parceria com Tom Jobim. Vinicius compôs músicas de
temática afastada da bossa nova, como os afro-sambas “Canto de Ossanha”, “Canto
de Xangô” em parceria com Baden Poweel. Apesar do sucesso com a
música, Vinicius não abandonou a poesia, tendo inclusive gravado discos em que
recita suas obras. Vinicius de Moraes é
caracterizado por inovações na ordem formal, a mais notável destas seria o
aparecimento de sonetos. Seus poemas trabalham também
com a felicidade e ou infelicidade. Em 9 de Julho de 1980, no Rio
de Janeiro, morre Vinicius de Moraes, chamado carinhosamente de “poetinha”
pelos amigos.
4.2- Principais Obras
O caminho para a distância
(Poema)
Nesta obra, o poeta expressa,
com intensa angústia, a constante oposição entre matéria e espírito, da qual
resulta a sensação de pecado. A existência terrena configura-se para ele como o
caos, o abismo. Procura no misticismo a solução para esse embate. Esta é visão
de mundo predominante em O caminho para a distância.
Ariana, a Mulher (Poema).
Este longo poema foi publicado
como livro, despontando os primeiros sinais de sensualismo e erotismo que mais
tarde caracterizarão a obra de Vinicius de Moraes.
Cinco Elegias (Poema)
A partir de Cinco Elegias, a
poesia de Vinicius se transforma. Não tão longa revela uma maior liberdade de
escolha e de expressão. Os temas desse poema lírico são, por excelência, agora
concretos e do cotidiano; canta a mulher, o amor, o dia-a-dia e a valorização
do momento, ao mesmo tempo em que busca algo mais perene, o que revela
maturidade e matizes mais pessoais de inspiração.
Para Viver um Grande Amor
(Crônicas)
Para Viver um Grande Amor é
uma coletânea de crônicas, em sua maioria, para o jornal Última Hora durante os
anos 50.
O Mergulhador (Poemas)
Este livro reúne grandes
poemas de Vinícius de Moraes e fotos de Pedro de Moraes.
Antologia Poética (Poemas)
Os poemas reunidos nesta
antologia são de épocas variadas e registram as diferentes fases por que passou
o poeta. Vinicius não desprezou experiências poéticas ligadas a vanguardas do
nosso século e, como outros artistas brasileiros, voltou-se com certa frequência
a temas sociais, fazendo denúncia, mas mantendo-se sempre fiel à sua
criatividade verdadeiramente poética.
Livro de Sonetos (Sonetos)
Essa obra traz uma outra face
mais elaborada e introvertida do poeta, a do homem que tratava a palavra com
requinte e manipulava os versos como se eles fossem uma sombra da presença
divina e da perfeição. Nesses sonetos está a fina elegância do diplomata de
carreira, a contensão cerimoniosa do poeta que diz tudo com meias palavras, o
equilíbrio difícil de um homem que escreveu uma obra vasta na tentativa de
ordenar o coração inconstante.
Orfeu da Conceição (Peça de
Teatro)
Esta peça foi encenada em 1956
no Rio de Janeiro, mobilizou imprensa e público por atualizar um mito grego num
cenário de morro carioca, ao som de belas composições de uma parceria que então
estreava: Tom e Vinicius. Mais tarde esta obra virou o filme “Orfeu do
Carnaval”, dirigido pelo francês Marcel Camus.
Arca de Noé (Poema)
Em a Arca de Noé o grande
poeta Vinicius de Moraes, mostrou toda a sua criatividade e sua habilidade com
as palavras, para compor um clássico da literatura infanto-juvenil. São poemas
que falam na maioria de animais, que permaneceram no imaginário das crianças,
rompendo gerações. A maioria dos poemas contidos neste livro foram musicados
por Vinicius e Toquinho.
Em 9 de julho de 1980, no Rio
de Janeiro, morre Vinicius de Moraes, chamado carinhosamente de “poetinha”
pelos amigos.
4.3- Proposta de trabalho
O livro escolhido para
desenvolver o projeto foi “Arca de Noé”. Este livro é formado por 32
poemas, a maioria sobre bichos, é o único livro infantil de Vinicius de Moraes.
Extremamente criativa, essa obra faz parte do imaginário de uma geração que foi
criança no início da década de 80. Em 1980, Vinicius começou a
trabalhar com Toquinho na versão musical dos poemas. O disco Arca de Noé foi
lançado em 1980 e teve um segundo volume lançado em 1981. Todos os poemas ganharam
igualmente um ritmo encantador e alguns clássicos como “O pato” e “A casa”
ainda são cantadas por crianças dessa nova geração, o que prova que a obra é
atemporal. Dentre os 32 poemas, foi
escolhido “As Borboletas. Este poema nos fala da diversidade de cores e as
características expressadas por elas nas borboletas”.
1ª Atividade
Contar para as crianças fatos
importantes da biografia do autor e apresentar o livro “Arca de Noé”.
2ªAtividade
Ler para as crianças alguns
poemas como “O pato”, “A casa”, e indagar se já os conhecem.
3ªAtividade
Deixar que as crianças
manuseiem o livro, chamando atenção para a forma da escrita dos textos.
4ªAtividade
Comparar os textos escritos no
livro Arca de Noé com textos de histórias, receitas e textos informativos,
mostrando a diferença na tipologia da escrita.
5ªAtividade
Apresentar o texto: “As
Borboletas”, fazendo a leitura.
As borboletas
(Vinicius de Moraes)
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na Luz
As belas borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as prestas, então…
Oh! Que escuridão
6ªAtividade
Levantar questões sobre a
compreensão do texto, indagando se todas as borboletas são iguais, o que difere
uma da outra, quais características são expressas em cada cor.
7ªAtividade
Propor uma produção escrita a
partir dos versos do autor, onde a criança trocará a cor da borboleta e
acrescentará uma característica a mais .
Ex. Borboletas ___________
São alegres, francas e
___________
8ªAtividade
A partir do texto, as crianças
deverão substituir a borboleta por outro animal de acordo com as cores.
Ex. Borboletas brancas
(trocar borboleta por outro animal que possa ser branco)
São alegres e francas.
9ªAtividade
Através de recorte e pintura,
os alunos confeccionarão borboletas nas cores azuis, brancas, amarelas e pretas
que serão presas no dedo das crianças.
10ª Atividade
Escolher algumas crianças para
fazerem a leitura do poema enquanto outras deveram mover as borboletas
confeccionadas quando a leitura mencionar a sua cor.
5. CONCLUSÃO
Esse trabalho me levou a pesquisar e conhecer um pouco da vida e obra de um dos grandes poetas da nossa literatura. Através da pesquisa tomei conhecimento de fatos importantes sobre a vida e obras de Vinícius de Moraes que para mim eram desconhecidos. A obra trabalhada no projeto, Arca de Noé, já era conhecida, principalmente os poemas: O Pato, A Casa e A Foca. Além das atividades propostas no trabalho, percebi a diversidade de conteúdos que podem ser trabalhados levando para a sala de aula um texto literário, o qual com certeza será de grande interesse da criança, já que fala uma linguagem simples e do cotidiano. Ao término desse trabalho acho que posso concluir que um projeto como esse tem grande importância para a minha formação, pois mostrou que posso formar escritores/leitores através da literatura, buscando com isso uma alfabetização mais criativa e dentro de um contexto mais próximo das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário