segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Atividades educativas: Estimulando a criatividade das crianças com brincadeiras manuais

A infância é naturalmente o tempo da criatividade. A sucessão de descobertas, dia após dia, faz com que a criança tenha uma atividade cognitiva intensa, e com ela surgem as histórias que não acabam nunca, a imaginação, a capacidade de acreditar nos contos de fadas... Mas infelizmente essa fase dura pouco. A maioria dos adultos não teve acesso a uma educação eficiente, e a culpa é da própria escola. Mas em que fase exatamente ocorre a ruptura com a criatividade – ou pelo menos o afastamento?

O trecho a seguir, retirado do livro Um “Toc” na Cuca, pode ilustrar com clareza essa mudança:
Quando eu estava no meio do curso colegial, meu professor de inglês fez uma pequena marca de giz no quadro-negro.
Ele perguntou à turma o que era aquilo. Passados alguns segundos, alguém disse: “É uma marca de giz no quadro-negro”. O resto da classe suspirou de alívio, porque o óbvio foi dito e ninguém tinha mais nada a dizer. “Vocês me surpreendem”, o professor falou, olhando para o grupo. “Fiz o mesmo exercício ontem, com uma turma do jardim da infância, e eles pensaram em umas cinqüenta coisas diferentes: o olho de uma coruja, um inseto esmagado e assim por diante. Eles realmente estavam com a imaginação a todo vapor.”
Nos dez anos que vão do jardim da infância ao colegial, nós tínhamos aprendido a encontrar a resposta certa, mas também havíamos perdido a capacidade de procurar outras respostas certas e perdido muito em capacidade imaginativa.
Às vezes, a culpa é mesmo de nós, professores. Quer ver? Quantas aulas neste semestre você disponibilizou para os trabalhos criativos? Muitas? E que materiais, além de cartolina, EVA ou massa de modelar você utilizou nesses trabalhos? Jornais e revistas são ótimos materiais, mas não são exatamente uma inovação...

Que tal tentar as brincadeiras que relacionei a seguir?

Música com materiais de casa

Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece com você demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha etc. com areia; logo elas estarão fazendo o mesmo.

Conhecendo as formas

Recorte, nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato, diferentes formas: círculo, triângulo, retângulo etc. Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça a elas que coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.

Rolos de papel higiênico

Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha, e elas poderão fazê-los rolar, apertá-los; os mais fortes conseguem até rasgá-los; podem também pisar em cima! Se as crianças forem um pouco maiores, já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou colar em cima papéis coloridos que podem ser rasgados.

Caixas de ovos vazias

São também boas para que as crianças as rasguem ou para serem utilizadas na confecção de papel machê – que serve como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras etc. As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças etc. Tome cuidado para que não levem objetos pequenos à boca.













Nenhum comentário:

Postar um comentário